quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Pescar no Araguaia

Não tenho a ousadia de ensinar ninguém a pescar, ainda mais no rio Araguaia, mas pretendo passar algumas experiências que tive ao longo das minhas dezenas de pescarias no trecho goiano daquele lugar paradisíaco.
Em primeiro lugar, lamento pela conservação da mata ciliar ao longo daquele trecho. Várias vezes, flagramos animais pastando e bebendo a água do rio sem qualquer sinal de proteção. Acredito que será irreversível o processo de assoreamento.
A cidade de Aruanã é um local incrível. Apresenta boa estrutura de comércio e serviços. Por experiência própria, afirmo que existem bons guias de pesca lá. A maioria, entretanto, é muito ruim. Conhecem muito pouco o local em que vivem e retiram o seu próprio sustento. Um dos grandes guias de lá é o Jurandir, ídolo maior do Mestre dos Males. Ele nos ensinou muito sobre as técnicas que conhecemos. Vamos às dicas sobre o Araguaia:
1 - Atualmente, não é fácil pegar peixe naquele rio. As chances de alguém chegar por conta própria e fazer uma grande pescaria de maneira aleatória é muito baixa.
2 - As técnicas, os peixes e as épocas variam absurdamente. Uma pescaria boa em uma semana, não significa resultados bons na semana seguinte. Pretendo descrever com detalhes as técnicas que aprendemos ao longo desses anos.
3 - Uma grande concentração de embarcações em um lugar não significa nada. Vi isso diversas vezes. Incrível como as pessoas se aglomeram apenas por achar que o local é bom por ter várias pessoas.
4 - Pescaria próxima das cidades geralmente são ruins. Gastar gasolina realmente faz a diferença. Cuidado apenas com guias desonestos.
continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário